Refletindo...


"É preciso viver, não apenas existir."
Plutarco


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Samambaias-de-metro & Chifre-de-veado

 

Lendo a "Casa e Jardim", "Casa Cláudia", "Paisagismo e Jardinagem", fiquei surpresa com a volta das plantas que antes tínhamos nas varandas e jardins de nossas mães, avós, madrinhas e tias: a onda das plantas "vintage" (volta a uma tendência anterior).

Então vamos aproveitar a deixa, porque fica mais fácil de achá-las e encher os jardins, quintais e nossas casas do verde que nos lembre a infância nos bons tempos em que todos da família podiam ficar juntos saboreando um final de tarde, um anoitecer; ou um final de noite cheio de estrelas a contar nossas "histórias" e dividirmos carinhos e afetos.

Para começarmos nossas conversas sobre plantas, escolhi, dentre tantas, a samambaia de metro pelo charme e o chifre-de-veado pela delicadeza.

A samambaia-de-metro é muito bonita e fica muito bem nas áreas sombreadas dos jardins ou na decoração interna. As samambaias são pouco atacadas por pragas, mas para termos uma planta sempre bela e feliz, isto mesmo, feliz, precisa-se tomar alguns cuidados que não observei apesar de ter seguido a risca as dicas de adubação do jardineiro. Essas plantinhas gostam de sombra, mas não de escuro; gostam de cantinhos úmidos, mas não encharcados; não gostam nem um pouco de estarem mudando de lugar, podendo até morrer com as mudanças; e é absolutamente proibido colocá-las em lugares exposta ao vento – seu maior inimigo.

O chifre-de-veado é delicado e fino, digam lá? Depois de uma longa convivência, perdi o meu em pouco tempo. Estava lindo, mas tive que viajar para fazer um curso de dois meses em Belém e quando voltei: surpresa! O Dilermando tinha morrido. Quem? Dilermando – meu famoso e belo Chifre-de-veado. Porque ele morreu? Porque a minha secretária doméstica não considerou as dicas que lhe repassei, principalmente em relação a água. Como todas as samambaias elas gostam de umidade, mas não de serem encharcadas e diferentemente da samambaia de metro que gosta de "chuviscos" em suas folhas o chifre-de-veado, não as tolera muito e só devemos molhá-los muito suavemente para tirar a poeira; não gosta de vento, nem de sol forte e pelo amor de Deus, não passem algo em suas folhas para tirar aqueles pelinhos, pois eles funcionam com regulador de temperatura. Ah!!! aquele pozinho, parecido com pó de serra, não é poeira, nem sujeira, é sinal de que seu chifre-de-veado está feliz e sadio e está reproduzindo- retire-os com um algodãozinho e deposite-os junto a terra para reproduzirem-se.

Vou começar tudo de novo! Graças aos deuses protetores das plantas já aprendemos muito e nossas próximas samambaias, de metro e chifre-de-veado, serão viçosas e felizes. Aguardem que em breve voltaremos a falar de plantas. Bye, Bye..

3 comentários:

Unknown disse...

Chica,

Que bom que você falou em cultivar samambaias, peças da natureza que dão vida a nossas casas, e aproveito para convidá-la e vir ver como estão bonitas as daqui de casa, especialmente depois de ter criado um ambiente exatamente como descrevestes, exclusivamente para elas.
Mello / Key

Anônimo disse...

Nossa! AMEI o artigo sobre plantas, principalmente a samambaia. Eu tenho muitas, muitas plantas tenho um catinho de relaxamento lindo na minha varanda parece coisa de antigamente, com plantas que a minha avó foi me dando as mudas e agora estão grandes e lindas! Cuidar das minhas plantinhas tem sido uma terapia para mim!

Anônimo disse...

AH!VISITE O MEU BLOG QUANDO PUDER E DEIXE UM CMENTÁRIO! UM ABRAÇO!http://olharcristaojuliananeves.blogspot.com/