Refletindo...


"É preciso viver, não apenas existir."
Plutarco


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cachecolares II

Divas,

Mais achados na net.
Estes são tão ou mais belos que os dois anteriores!?
Enquanto decidimos aí vão as fotos de dois modelos iguais e cores diferentes e o gráfico para não ficarmos só babando.

Este modelo é fácil e acho que para as que já tem uma certa habilidade é rápido também.
Babem babies, babem!

Fui!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rabada com "Vinagreira e Jon Gomes"

Quinta-feira fui ao Mateus, supermercado próximo de casa, encomendei uma rabada de primeira, estava perfeita!
Sexta-feira, quando fui recebê-la resolvi que deveria ficar deliciosa se usassemos no lugar do agrião as folhas maranhense "vinagreira" e "jon gomes". As folhas de vinagreiras e jon gomes são usadas para fazer o "arroz de cuxá" e o "cuxá" - pratos típicos do Maranhão.
Mas, como são deliciosas a gente usa mesmos é onde a criatividade ousar. Então, resolvemos ousar e a Ana - "a secretária", executou com maestria.

E, para acompanhar, nada menos que arroz branco, farinha do Pará e um belo suco de laranja fresquinho. Gente, hoje tiramos o pé da lama. Seriam necessárias umas 3 horas para nos recuperarmos. Mas, depois do almoço, fomos atrás de uma bateria para um amigo do Maridão. Sol, rush e ainda estou meio lesa, tonta.

Mas, valeu!
A próxima rabada vai ser com jambu (erva do tacacá e do pato no tucupi) - esta é do Pará. Vai ser supimpa, pois já provei.

Receita

Ingredientes
1 rabada grande, magra e fresca (2,5 kg)
2 maços gigantes de vinagreira
2 maços médios de jon gomes (se gostar de mais liguenta é só acrescentar mais jon gomes)
4 cebola média picadinha
5 tomate grande, sem pele e sem parte das sementes, picado (200g)
2 tablete de caldo maggi "frango com azeite" (porque dá um gostinho mais suave que o caldo de carne)
2 cabeça de alho grande amassado
2 folhas de chicória do Pará
Sal a gosto (bem menos do que gostaríamos - olha o coração!)
Salsinha picada (à gosto)
1 maço de cheiro verde (aqui em São Luís já vem o maço, amarradinho, pronto para usar)
1/2 repolho (opcional)
3 a 4 batatas inglesas ou doces (opcional)
8 a 10 maxixes, grandes e novos, cortados ao meio (opcional - mas aqui no nordeste não há com resistir)
1 limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
1 litro de água fervente

Modo de preparo
Retira-se o excesso de gordura da rabada (embora o açougueiro já tenha feito a primeira limpeza, neste caso, a meu pedido, é sempre bom fazermos a nossa "limpeza", à nosso gosto).

Misture 1 c.s de azeite com 1 tablete de caldo e passe na rabada. Depois, reserve-a.

Em uma panela de pressão grande coloque os seguintes ingredientes nessa ordem: 1 c.s do azeite restante; As 4 cebolas picadas; o tablete de caldo restante; as 2 cabeças de alho amassados. Refogue bem, em fogo brando, até a cebola e o alho ficarem transparentes.

Acrescente a rabada e refogue até ela ficar dourada. Retire a rabada e deixe os temperos na panela.
Reserve a rabada.

Agora, na panela, Acrescente o tomate e refogue até que vire um caldo grosso. Acrescente as chicórias e deixe refogar por mais um tempo, quando estiver cheirando e o caldo estiver consistente, acrescente a rabada novamente e deixe refogar por uns 20 minutos ou até pegar o gosto de todos os temperos.

Como o tomate tem bastante suco deixe a rabada refogar bastante. Comece a acrescentar água fervente aos pouco. O segredo é ir acrescentado água em pequenas quantidades e deixando ela evaporar novamente e assim sucessivamente até a rabada incorporar o sabor dos temperos. Este processos leva em média uns 40 minutos.

Depois, acrescente mais um pouco de água fervente, as batatas, parte do jon gomes e parte da vinagreira, misture tudo muito bem e leve à panela de pressão e deixe por 30 minutos após pegar pressão.

Desligue o fogo, retire a pressão e verifique se a carne e as batatas estão no ponto. A carne estará no ponto se soltar facilmente do osso. Se não, acrescente um pouco mais de água fervente e volte para pressão de novo até ficar no ponto.

Quando estiver pronta junte o restante do jon gomes e da vinagreira, acrescente o repolho e os maxixes e deixe cozinhar com a tampa, mas sem pressão, até as verduras estarem no ponto ou a seu gosto.

Verifique o sal, pois o caldo já é salgado. Pronto! Coloque em um refratário e salpique a salsinha.

Você pode servir com arroz branco soltinho e farinha própria para mesa ou pirão feito com o próprio caldo da rabada ou com polenta assada.

Como estamos no nordeste e próximo de Belém do Pará gostamos mesmo é da farinha amarelinha do Pará (não há melhor no Brasil) ou do pirão feito com a mesma farinha e o próprio caldo bem quente da rabada.
Fica perfeita.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Uso do Bicarbonato de Sódio x Amizades Eternas

O Mello e a Key são dois amigos maravilhosos de Porto Velho.

Convivemos, dividimos "panelas", alegrias e lágrimas por bons tempos por aquelas banda do nosso Brasil.

Sempre nos deram forças e torcem por nós, mesmo de longe. É impressionante como nossa amizade e o carinho mútuo em nada mudou. Nos falamos quase todos os dias pelo skype. O pessoal de Rondônia faz a diferença! Por lá construimos amizades eternas.

E o Mello e a Key, como não podia ser diferente, pelo apoio e por acreditar em nós (eu e o maridão), acompanham tudo que fazemos. Para provar isto, aí vão umas dicas que eles nos passaram do uso do bicarbonato de sódio como auxiliar de nossas limpezas.

Dicas - o início! Depois virão o retorno 1, 2, 3 e como não é trilogia, pois o dia-a-dia não é tão estático quanto um filme ou um livro, virão inúmeras versões.

Graças a Deus essas dicas existem para salvar nossas preciosas mãozinhas e nossas maravilhosas unhas, que as "gatas borralheiras" não vivem só no borralho, e no final do dia tem um príncipe esperado por elas

Dica 1 - Borracha, plástico e madeira
Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

Uma pasta de bicarbonato de sódio remove manchas em utensílios de plástico e borracha. Aplique a pasta com uma esponja comum ou dupla face.Você pode esfregar recipientes plásticos manchados com uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.

Renove esponjas velhas, esponjas dupla face de náilon e esponjas de esfregar encharcando-as durante a noite em uma solução de 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio para 1 xícara água.

Desodorize e remova manchas em tigelas e em utensílios de madeira com uma solução de bicarbonato de sódio.

Dica 2 - Panelas, Potes e Utensílios de Cozinha
Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio, em fogo baixo. Quando a sujeira do fundo da panela solta, deixe a panela esfriar e limpe-a.

Limpe gordura e alimentos incrustados em assadeiras umedecendo-as com água quente e borrifando bicarbonato de sódio. Deixe descansar por uma hora e esfregue com uma esponja..

Utensílios de cozinha esmaltados não podem receber limpadores abrasivos. Aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e aguarde por uma hora. Depois disso, limpe com uma esponja dupla face sintética e enxágüe.

Limpe cafeteiras de vidro com uma solução de bicarbonato de sódio, usando uma escova de dentes para chegar a cantos difíceis.

Remova manchas de panelas e utensílios anti-aderente fervendo 1 xícara de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de alvejante na panela por vários minutos. Lave a panela como de costume.

Dica 3 - Isopor
Utensílios de isopor: Para limpá-los, lave com água e bicarbonato e não use sabão!

Dica 4 - Superfícies brilhantes
Pias de aço inoxidável podem ser limpas com uma pasta de bicarbonato de sódio ou com bicarbonato de sódio borrifado diretamente em uma esponja ou pano de limpeza. Basta esfregar a superfície. Depois enxágüe-a e esfregue-a suavemente com camurça para secar.

Limpe o exterior de seu refrigerador e a maior parte de outras superfícies de sua cozinha usando o "Limpador de uso geral" (veja a receita no final do texto).

Dica 5 - Tampos de gabinetes
Limpadores abrasivos podem riscar a fórmica. Em vez disso, use o limpador de uso geral (veja no final do texto).

Remova manchas de tampos de gabinetes laminados com uma pasta de bicarbonato de sódio. Aplique a pasta, deixe-a secar e depois remova-a esfregando. Em seguida, enxágüe a superfície.

Limpe tampos de gabinete feito de azulejo e rejuntamento com uma mistura de 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de amoníaco, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água morna. Aplique a mistura com uma esponja. Assegure-se de proteger as mãos com luvas de borracha.

Dica 6 - Pisos
Limpe pisos cerâmicos com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão com a solução e depois enxágüe o piso.

Remova marcas pretas de salto de sapato sobre pisos de linóleo ou vinil com uma esponja dupla face umedecida e mergulhada em bicarbonato de sódio

Dica 7 - Fornos e fogões
Para uma limpeza completa do forno, deixe 1 xícara de amoníaco em um forno frio e fechado durante a noite para soltar a sujeira. Pela manhã, limpe o amoníaco. Depois limpe as superfícies com bicarbonato de sódio.

Como você verá na próxima seção, o bicarbonato de sódio também pode fazer um trabalho excelente como um auxiliar na limpeza de outras partes de sua cozinha

Receita - Limpador de Uso Geral
Este preparado caseiro pode substituir a maioria dos limpadores comerciais que você tem na sua prateleira.

Ingredientes:
1 colher sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres (de sopa) de vinagre ou suco de limão
1 colher (de sopa) de detergente lava-louças
2 xícaras de água quente

Modo de preparo:
Misture tudo e guarde em uma bisnaga ou frasco pulverizador.
Cuidado: não deixe de usar luvas de borracha quando trabalhar com esta mistura.


Mello e Key, obrigada!

Meninas, mandem ver!



Aguardem que outras dicas virão - a saga continua.
Bye-bye!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inspiração, tudo é inspiração...

Divas,

Achei na net esta bonequinha européia que é uma graça!

Vocês podem usá-la como inspiração para infinitas coisas.

Como sugere a foto em um belo quadro, ou como aplicação para bate-mão e pano de copa, para cartão tipo scrap, grandes, pequenas, minis e delicadas; só com papeis, com tecido ou uma mistura de materiais para que elas fiquem mais bonitas e delicadas.

A imaginação e a criativaidade de cada uma é quem manda!

Vou usá-las para fazer um cartão para minha irmãzinha que gosta de bonecas.

Vou usar papel, tecidos, bordado inglês e bordado - uma grande mistureba, mas delicada e feminina.

Prometo que mostro como ficou - para dar água na boca!.

Vejam as fotos e os graficos abaixo:

Trabalho 1


Trabalho 2

Aproveitem e boa semana!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cachecolares

Achei na net!

Adorei estes cachecóis que mais parece cachecolares.
Bem próprio para nosso clima.

Servem perfeitamente para não ficarmos fora da onda dos cachecóis.
São todos supimpa!
Clique nas imagens para ampliar:

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia dos Pais

O encontro entre as pessoas que se amam, entre corações afins enche nosso planeta de energias espirituais positivas, plenas de bem-aventuranças, e os anjos cantam ...

Felizes os pais e os filhos que têm com quem dividir a caminhada.

Felizes os pais sem filhos que podem lembrar os seus e amar os que não são só seus.

Felizes os filhos sem pais que tem a possibilidades de terem outros pais que não só o definido pela biologia.

Feliz dia dos pais!
Que nos lembra que existe um universo de pais que precisam de filhos e uma infinidade de filhos que necessitam de pais.

Que a afinidade de espírito e de alma aproximem-nos uns dos outros e que possam todos os pais terem filhos e todos os filhos terem pais para agradecerem o dom da vida e do amor.

Muitas energias e um dia cheio de encontros, re-encontros e felicidades!
Todos tivemos o pai que precisávamos.
E com ele sempre aprendemos e avançamos em nossa evolução.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Amaciante de primeira Linha - 1001 Utilidades

Meninas, recebi por e-mail uma relação de utilidades do amaciante de primeira linha.

Já usei, algum tempo atrás, quando ainda morava em Porto velho, mas acabei por deixar de usar quando cheguei em São Luís. Mas não é que este e-mail me relembrou de usá-los novamente? É uma mão na roda!

Aí vai a relação completas das 1001 utilidades dos amaciantes (de primeira linha é óbvio) e como tem fixador de perfume na sua composição, o cheirinho é especialmente duradouro, fora outras qualidades que se vai descobrindo durante o uso.

Utilidades:

1- limpa todos os vidros, azulejos e móveis de cozinha (usando 1 a 2 tampinhas de amaciante por mês) - ficam limpos, brilhante e cheirosos;
2- como lustra-móveis;
3- para passar roupa (receita no final do post);
4- manter os pisos limpos, cheirosos e brilhantes;
5- para limpar a geladeira por fora;
6- para limpar portas e janelas;
7- para limpar armários de cozinha;
8- tirar manchas de cola do chão (é só colocar em cima da cola e deixar um tempinho ed epois é só limpar);
9- limpar box de vidro fumê com manchas (secar bem o vidro e passar bombril seco com movimento circulares. Quando terminar dá polimento com uma mistura de amaciante e alcool - ver receita no fim do post);
10- limpar os sofás e cortinas com a mistura de amaciante e alcool
11- usar também nos ededrons e tapetes quando for colocar no sol.
E, muitas outras tantas que sua imaginação e necessidade permitirem... O bom de tudo é que o amaciante não deixa ensebado, nem manchado, nem preguentos.

Dicas de Uso:

1- Usar o produto parcimoniosamente - quanto mais produto, mais você tem que esfregar para tirar o excesso - não é uma boa? Ainda se economiza!
2- Na mistura de amaciante e alcool você deve dosar o alcool em maior quantidade até a mistura ficar na consistência de passar facilmente pelo bico do spray.

Receitas:

1- Passe Bem - para passar roupa

Ingredientes
1 litro de água,
1 xícara de chá de amaciante,
1 xícara de chá de alcool

Modo de fazer
Misture tudo e coloque em borrifador.
Quando passar a roupa, é só espirrar.
É barato e rende muito!

2- Mistura de amaciante e álcool
Ingredientes
200ml de amaciante
Alcool o suficiente para a mistura ficar rala para passar pelo tubinho do spray.

Modo de fazer
Misture tudo e vá observando a consistencia da mistura e acrescente o alcool que for necessário para chegar na mistura ideal.
Use-o em movimento circulares, e direcione o spray apenas uma vez em cada área do vidro que deseja limpar até sumir.
Quanto mais produto, mais trabalho para fazê-lo sumir.

3- Lustra móveis

Usa-se puro e somente um pouco. Quanto mais produto, mas trabalho dá apra retirar o excesso para dá brilho.

Para fazer o teste do "ver para crer" usa num cantinho não muito à mostra de um móvel, do azulejo, de uma janela mais escondidinha, etc.
Vai mulher, testa...garanto que vai sobrar mais tempo para você namorar, ir no salão, visitar os blogs favoritos...

E é uma economia!!!