Refletindo...


"É preciso viver, não apenas existir."
Plutarco


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aos sinos da Basílica de Nazaré

Este ano, não passamos o Natal e Ano Novo em Belém, mas quando cheguei em janeiro tive uma bela surpresa: uma poesia declamada, com muita emoção, para mim, na mesa de café da tarde, ouvindo os sinos da Basílica de Nazaré, pela própria autora, minha querida tia Nazaré Menezes.

Ficar em sua casa tem momentos maravilhosos como este e como os momentos que ela relembra da Belém antiga, das ruas calmas, das pessoas pacatas, dos rios caldalosos, das histórias marcantes de cada um dos sobrinhos, de seus pais, de suas viagens pelo mundo.

Esta poesia foi feita na solidão das reflexões e na vontade de convidar a todos a viver melhor, a se doar mais, a compartilhar, porque afinal você é aquilo que você compartilha, dizem os gurus da modernidade.

Foto encontrada na net

FIM DE ANO

O ano acabou
e nada mudou...

Outro ano começa.
Começa sem pressa
trazendo esperança
em passos de dança
de um mundo melhor...
sem ódio e sem dor.
De paz e harmonia
saude, alegria
e perfume de flor..

Que os homens se entendam
se abracem, compreendam
que a vida é tão breve
que passa de leve
veloz e fugaz...

Peçamos a Deus,
P'ros meus e p'ros teus,
P'ra cada um de nós,
suas bençãos e paz.
Paz, muita paz,
toneladas de paz.
 
Anamastê!!!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Pudim da Brenda

Nesta sequência de 'posts' sobre Belém, não podia deixar de falar de um pudim de maracujá, que é uma delíciada: o "Pudim da Brenda".

 
 
Gente, é uma adequelas comidinhas do paraiso, que eu sempre falo: "Sacia o paladar e alimenta a alma".
Cura as saudades do love e da mamãe; Faz a gente se sentir a vontade, e este segredo faz parte do jeito brejeiro dos paraenses receberem as pessoas em sua casa, seja no Pará ou bem longe dele.
 
Quando ela falou: - Hoje vou fazer pudim de maracujá com calda de maracujá, imaginei que o pudim ficaria ácido demais.
 
Minha surpresa foi provar um pudim macio, suave e crocante pelos caroçinhos do maracujá, pois ela encontrou o ponto de equilíbrio perfeito.
Uma louca delícia! O Pará e sua surpresas!
 
A Brenda é uma jovem, alegre e contagiante que com sua vontade de oferecer sempre algo novo para saborearmos vai nos apresentando petiscos que nos faz esquecer da balança e não querer ir embora da casa da Tia Nazaré.
 
Viva a vida. Viva essa energia vibrante que essa cidade nos passa.
Êêêh, vidaaa!  E viva Belém!!!

Veja a receita:
 
Ingredientes
Pudim


2 latas de leite condensado (de boa qualidade)
1 lata (a lata de leite condensado usada como medida) de suco de maracujá (feito com os 3 maracujas passados na peneira)
3 maracujás
3 ovos
 
Calda
1 lata de suco de maracujá (que sobrou do suco usado para fazer a massa do pudim) com as sementes
2 xícara de açucar
 
Modo de Preparo
Pudim
Bata por uns 3 a 5 minutos no liquidificador as 2 latas de leite condensado, a lata de suco de maracujá e as gemas. à parte bata as claras em neve bem firme e depois junte à massa que foi batida no liquidificador para ficar bem aerada.
 
Calda
Leve ao fogo, já na forma de pudim o açucar mexendo sempre para distribuir o calor e não queimar. Quando já estiver caramelizado junte o suco de maracujá com as sementes e não mexa mais. Deixe a calda apurar novamente e engrossar até a consistência de mel grosso.
 
Desligue o fogo e deixe esfriar para colocar a massa do pudim, se você quiser um pudim sem furinho. Ou despeje a massa do pudim na calda ainda quente se quiser um pudim com furinhos e uma aparência de mais aerado.
 
Depois de colocar a massa do pudim na forma leve ao forno em banho-maria, por aproximadamente uns 60 minutos ou até metendo um palito este saia limpo.
 
Deixe esfriar para desenformar. Se você levar à geladeira para gelar ainda na forma não esqueça de reaquecer a forma na hora de desenformar para que o pudim não quebre.
 
Observação: se você gostar de mais azedinho, aumente a quantidade de maracujá para o suco e menos água na hora de fazer o suco.
 
'Bon appétit'


 

sábado, 5 de janeiro de 2013

É do Pará - Pai d'égua!

Pudim de Tapioca com Calda de Coco Fresco Queimado
 
 
Gente quando vi este pudim na minha frente e notei as gotinhas de tapioca que ficam como que transparentes e se sobressaem da cor do leite, me apaixonei.
 
É comido assim, simplesmente saboreando e termina-se com um belo café ou um belo suco de uma das inúmeras frutas do Pará para arrebatar-nos aos céus culinários.
 
Os ingredientes da receita a gente encontra no "Ver-o-Peso" ou na famosa  "Feira da 25".
 
Se tiver dificuldades de achar o coco para ralar, não se preocupe não 'maninha' vais achar na "Feira da 25", pois lá tem uma barraca ao lado das barracas de farinha, que tritura o coco fresco na hora e deixa no ponto para se tirar o leite e usar o coco raladinho fino para usar no pudim, no bolo, nas cocadas, etc.
 
A tapioca, também "tem lá na 25", nas barracas de farinhas, de preferências, das farinhas de Bragança. Lá tem uma barraca que tem uma "tapioca" tostada maravilhosa que pode vir com coco, se o cliente preferir ou normal. É de lamber os beiços, como diz o paraenses da nata.
 
Aí vai a receita, que foi adaptada por 'Rita Lobo' para podermos fazer em casa e é do 'Chef' Rodrigo Oliveira e saiu na revista 'LOLA' de setembro de 2011, para os que queiram arriscar a fazê-las e se apaixonar perdidamente.
 
Receita
Ingredientes
1/3 xícara (chá) de tapioca granulada (de bolinhas, que parece isopor)
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
200ml de leite de coco
1/2 xícara (chá) de leite (100 ml)
1 lata de leite condensado
2 ovos
2 gemas

 
Calda para a forma
1 xícara chá (200 g) de açúcar
1/3 xícara chá (70 ml) de água

Calda de Coco Queimado
- 1 xícara (chá) de açúcar - 1/3 xícara (chá) de leite de coco
- 1/3 xícara (chá) de água
- 2 anises-estrelados

Crocante de coco
- 1 xícara (chá) de coco fresco ralado

Comece o preparo do pudim: hidrate a tapioca com o creme fresco e o leite de coco por pelo menos duas horas..


Calda para a forma: coloque numa panela a água e o açúcar e leve ao fogo, mexendo devagar até formar uma calda caramelizada. Espalhe numa forma para pudim e reserve.
 
Prepare a calda de coco: caramelize o açúcar e junte o anis, a água e o leite de coco. Cozinhe até obter o ponto de fio grosso. Reserve. Aqueça o coco ralado em uma frigideira, mexendo sempre até dourar. Junte à calda, misture e reserve.

Continue o preparo do pudim: misture os ovos, as gemas, o leite e o leite condensado. Mexa bem, coe numa peneira fina e junte à tapioca hidratada.
Coloque a mistura na forma untada e asse em banho-maria a 150º por 40 minutos ou até firmar. Resfrie o pudim e sirva com a calda quente.

Rende: 8 porções
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fuja da mediocridade.


"Tenho mais medo da mediocridade que da morte".
(Bob Fosse)




Como fugir das atrocidades da vida moderna e ainda manter uma identidade única e criativa?

Como fugir do controle midiático do mundo moderno e ainda manter a independência do 'pensar'?

Como fugir do controle disfarçado de ofertas e ainda manter um estilo longe das regras da 'modernidade' ditadas pelos estudos de marketing do mercado?

Como ser você mesmo diante de tantas teorias e regras, ofertas, midías, controles religiosos?

Como manter sua integridade física, moral, mental, psíquica e espiritual diante de tantas ofertas de vida 'fácil'?

Como ser VOCÊ e saber que você é o que você realmente queria ser?

Fuja... da mediocridade da massa! ...de todos iguais! ...do acesso fácil!  Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de lembrar que você, só você, é a força criadora da sua vida!

Depende somente de você!
Realize!

Feliz 2013!!!!