Refletindo...


"É preciso viver, não apenas existir."
Plutarco


domingo, 27 de janeiro de 2013

Pudim da Brenda

Nesta sequência de 'posts' sobre Belém, não podia deixar de falar de um pudim de maracujá, que é uma delíciada: o "Pudim da Brenda".

 
 
Gente, é uma adequelas comidinhas do paraiso, que eu sempre falo: "Sacia o paladar e alimenta a alma".
Cura as saudades do love e da mamãe; Faz a gente se sentir a vontade, e este segredo faz parte do jeito brejeiro dos paraenses receberem as pessoas em sua casa, seja no Pará ou bem longe dele.
 
Quando ela falou: - Hoje vou fazer pudim de maracujá com calda de maracujá, imaginei que o pudim ficaria ácido demais.
 
Minha surpresa foi provar um pudim macio, suave e crocante pelos caroçinhos do maracujá, pois ela encontrou o ponto de equilíbrio perfeito.
Uma louca delícia! O Pará e sua surpresas!
 
A Brenda é uma jovem, alegre e contagiante que com sua vontade de oferecer sempre algo novo para saborearmos vai nos apresentando petiscos que nos faz esquecer da balança e não querer ir embora da casa da Tia Nazaré.
 
Viva a vida. Viva essa energia vibrante que essa cidade nos passa.
Êêêh, vidaaa!  E viva Belém!!!

Veja a receita:
 
Ingredientes
Pudim


2 latas de leite condensado (de boa qualidade)
1 lata (a lata de leite condensado usada como medida) de suco de maracujá (feito com os 3 maracujas passados na peneira)
3 maracujás
3 ovos
 
Calda
1 lata de suco de maracujá (que sobrou do suco usado para fazer a massa do pudim) com as sementes
2 xícara de açucar
 
Modo de Preparo
Pudim
Bata por uns 3 a 5 minutos no liquidificador as 2 latas de leite condensado, a lata de suco de maracujá e as gemas. à parte bata as claras em neve bem firme e depois junte à massa que foi batida no liquidificador para ficar bem aerada.
 
Calda
Leve ao fogo, já na forma de pudim o açucar mexendo sempre para distribuir o calor e não queimar. Quando já estiver caramelizado junte o suco de maracujá com as sementes e não mexa mais. Deixe a calda apurar novamente e engrossar até a consistência de mel grosso.
 
Desligue o fogo e deixe esfriar para colocar a massa do pudim, se você quiser um pudim sem furinho. Ou despeje a massa do pudim na calda ainda quente se quiser um pudim com furinhos e uma aparência de mais aerado.
 
Depois de colocar a massa do pudim na forma leve ao forno em banho-maria, por aproximadamente uns 60 minutos ou até metendo um palito este saia limpo.
 
Deixe esfriar para desenformar. Se você levar à geladeira para gelar ainda na forma não esqueça de reaquecer a forma na hora de desenformar para que o pudim não quebre.
 
Observação: se você gostar de mais azedinho, aumente a quantidade de maracujá para o suco e menos água na hora de fazer o suco.
 
'Bon appétit'


 

Nenhum comentário: