Refletindo...


"É preciso viver, não apenas existir."
Plutarco


sábado, 1 de outubro de 2011

Mingau de Tapioca com Banana da Terra

Saudades mil!

Saudades das coisas que mamãe faz que são de lamber os beiços, os dedos e comer de joelhos.

Saudades dos bolinhos de chuva que a Rosa fazia e que alegrava os cafés dos finais de tarde, lá pelas bandas de Porto Velho.

Saudades das macarronadas da Lúcia, que até a Sandra Keiko adorava e comia sem parar (e olha que ela era chegada mesmo era numa boa salada). Acho que aquela macarronada tinha algum segredo de bruxa.

Ichiiii !!! Ia esquecendo do creme de camarão dos almoços de sabádo da casa da minha sogra, lá pelos lados do Pará, feitos pela Cléa.

Assim, para dividir com vocês esses momentos, posto aqui uma receitinha, um mimo, que dividi com "as meninas" do lado e que estão esperando bisss.









Mingau de Tapioca com Banana da Terra




Ingredientes
1 xícara de tapioca (de bolinha - tipo isopor)
2 xícara de leite (ou o suficiente para colocar na tapioca)
2 bananas da terra grandes e macias
2 xícara de água
Leite condensado (o suficiente para ficar a seu gosto)
Manteiga (real de preferência)
Sal à gosto
Canela em pó à gosto


Modo de Fazer
1- Coloque a tapioca e o leite numa tigela e deixe descansar uns 15 minutos ou até a tapioca ficar transparente. Não esqueça que quanto mais tapioca, mais leite vai precisar.É bom lembrar, principalmente quem não tem muito costume de usar a tapioca, que ela é densa, que rende muito e incha bastante, então, quanto mais tapioca, mais leite;

2- Corte as bananas em rodelas para facilitar e coloque numa panela com a água, a manteiga e uma pitada de sal e deixe cozinhar até desmanchar (se preferi deixe alguns pedacinhos para sentir o azedinho da banana quando estiver tomando o mingau, ou ainda, se quiser o mingau mais homogêneo pode deixar a banana desmanchar totalmente ou ainda passar no liquidificar com a manteiga e o sal);

3- Depois que a banana e a tapioca estiverem no ponto, coloque a tapioca na panela com a banana e deixe cozinhar até a tapioca engrossar o mingau e ficar no ponto que você gosta (mais grosso ou não). Caso seja necessário corrija o sal, o doce e o leite se engrossar mais do que deseja. É aqui que se verifica se a quantidade de leite é suficiente ou não, pois há quem goste dele no prato e quem goste dele mais fininho para tomar na caneca.

Depois é só servir quentinho ou gelado com canela e lamber os beiços!
Eiiiita!
Crédito: foto Amazonsat TV