Refletindo...


"É preciso viver, não apenas existir."
Plutarco


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Comidas d'Alma

Há algumas comidas que são para alimentar a alma e não o corpo.

São aquelas que por certas razões que nem a razão explica, ou as próprias iguarias que, por si só, falam, povoam nosso imaginário paladar e trazem lembranças da infância, de um momento especial de amor, de estar com a família, dos amigos, da nossa meninice, etc.
O cajú e a carambola dos bons sucos no verão
Algumas frutas como a melancia caipira, a pitomba, o açaí grosso na tigela, o bacuri in natura com os gominhos e o carroço para roer e pegar com a mão, a carambola amarelinha, o caju tirado do pé... tudo alimenta nossas saudades de casa, da casa do sítio, do amor carinhoso da família.

O chichá e a pitomba dos bons tempos de criança
Algumas comidas falam diretamente à alma de quase todos meus conhecidos, familiares e amigos. É espetacular a enxurrada de sensações que elas despertam em nós. Do norte ao sul do nosso imenso Brasil, elas nos tocam de alguma maneira.
...o especial pudim de côco...
Por isto, especialmente, este post é em homenagem a uma dessas comidinhas memoráveis, e seu aclamado representante: o Pudim

Pudim com furinho e sem furinho.
Pudim com sabor de frutas
ou o mais simples e chiques pudins de todos:
Nosso famoso pudim de leite.
Ele nos lembra os almoços de domingo, do beijinho da mamãe, das brincadeiras com os primos, irmãos, irmãs e amiguinhos. Do tempo em que se parava para nada fazer, a não ser conviver, jogar conversa fora, nos desnudar a alma pueril.

Ahhh!!! o pudim de leite... com furinhos
E hoje, funciona mais ou menos como um beijinho da mãe num arranhado.
Fala diretamente à nossas almas.
Que venham os pudins.
No nosso caso, aqui destas bandas, especialmente com furinhos, bastante furinhos!
Inté mais ver!!!